Bem-vindo ao nosso website.

Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas no seu país?

Sim
Não

 

Ao enviar este formulário, está a concordar com a nossa Politica de Cookies e Política de Privacidade, cuja leitura prévia recomendamos.
RECUSAR

logo
menu logo menu

DOC Portalegre

Portalegre é uma das 8 regiões DOC (Denominação de Origem Controlada) do Alentejo, mas a mais diferente devido à sua originalidade e carácter. Aqui tudo é diferente do restante Alentejo. O solo, as castas, a altitude e a idade das vinhas.

As vinhas encontram-se na Serra de São Mamede, entre os 600 e 700 metros de altitude, ou seja, vinhos frescos, elegantes, mas poderosos.

As castas utilizadas conferem uma grande excentricidade aos vinhos, sendo muitas e variadas, como Aragonez, Castelão, Trincadeira, Alfrocheiro, Touriga-Nacional, Moreto, Tinta-Caiada, Alicante Bouschet, Grand Noire e Cinsault, nas Tintas, e Arinto, Fernão-Pires, Antão-Vaz, Bical, Alicante Branco, Malvasia-Fina, Dialgalves, Síria, Rabo-de-Ovelha, Moscatel-Galego-Branco, Perrum, Trincadeira-das-pratas, etc., nas brancas.

Os solos são graníticos, e as vinhas encontram-se fragmentadas em pequenas parcelas nas encostas da serra, a maior parte com mais de 70 anos de idade.