Bem-vindo ao nosso website.

Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas no seu país?

Sim
Não

 

Ao enviar este formulário, está a concordar com a nossa Politica de Cookies e Política de Privacidade, cuja leitura prévia recomendamos.
RECUSAR

logo
menu logo menu

Quinta da Cabaça

A Quinta da Cabaça encontra-se a uma altitude entre os 600 e 700 m de altitude e caracteriza-se por ter solos franco-argilosos com afloramentos graníticos e um clima de influência atlântica e mediterrânica.
Com uma área de 22 hectares, podemos encontrar as castas Trincadeira, Aragonez, Castelão, Alicante Bouschet, Cinsault, Grand Noir e Grand Bouschet nas tintas e Arinto, Arinto de Alcobaça, Fernão Pires, Pérola, Alva e Roupeiro nas brancas. Todas estas castas têm idades compreendidas entre os 25 e 30 anos.

Paralelamente, existe um campo de ensaio com cerca de 24 castas diferentes, como: Arinto de Alcobaça, Tamares, Excelsior ou Liona, Chassela, Fernão Pires, Moscatel Redondo, Boal de Alicante, Vale grosso ou Manteúdo, Alva ou Roupeiro ou Siria, Moscatel Banana, Ceuta Vermelha, Pérola ou Assario, Arinto Galego, Ferral, Trincadeira, Aragonez, Tinta Francesa ou Alicante Bouschet, Grand Noir ou Grand Bouschet, Cinzaut, Tinta de Olho Branco, Moscatel de Hamburgo, Periquita ou Castelão, e Moreto.

A Quinta da Cabaça sempre foi um local único no que respeita à biodiversidade e, no último levantamento, foi registada a presença de várias espécies, como o Carvalho-Negral, (Quercus pyrenaica), o Medronheiro (Arbutus unedo), a Cássia-branca (Osyris alba), a Oliveira (Olea europaea subsp. Sylvestris), os Espargos-bravos (Asparagus aphyllus), o Pilriteiro (Crataegus monogyna), a Uva-de-cão (Tamus communis), a Briônia (Bryonia cretica), o Alecrim-dos-muros (Phagnalon saxatile), o Amor-de-ortelão (Galium aparine), a Erva-de-são-roberto (Geeranium purpureum), a Salsaparrilha-bastarda (Smilax aspera), as Silvas (Rubus ulmifolius), a Giesta-branca (Cytisus multiflorus), as Campainhas (Campanula lusitanica) e a Ervilhaca-mansa (Vicia sativa subsp. Nigra). Na Quinta da Cabaça, é de assinalar o grau de abundância de Cássia-branca (espécie da família Santalaceae, a mesma em que se inclui o extinto Viscum cruciatum) uma espécie arbustiva, também hemiparasita, que se desenvolve em muitos dos bosquetes preservados entre as várias parcelas de olival e vinha.